domingo, 30 de outubro de 2011

Software Educativo Multimédia, Crítica

O jogo foi retirado do site Júnior.pt e, consiste na aprendizagem e aplicação do raciocínio matemático em relação aos múltiplos de 5, posto isto, atribuímos a uma faixa etária entre 9 e 11 anos. O objetivo do mesmo era acertar em todos os balões que representavam os múltiplos de 5. Este jogo encontra-se num software educativo multimédia da Texto editores.
Após a leitura e análise dos textos, “Como olhar criticamente o software educativo multimédia” e “Avaliação do software educativo. Ensinem-me a pescar!”, retirados do site da DGIDC, podemos retirar críticas e elogios à nossa escolha.
Um dos pontos negativos na escolha do nosso jogo foi o facto de se retirarem pontos quando a resposta dada é a errada, ou seja, o feedback negativo tanto pode levar ao desânimo podendo até perder o interesse, como pode ter uma reação positiva e a criança esforçar-se mais para um melhor desempenho. (cf. Bastos, 2003).
Outro ponto negativo é a necessidade que as crianças têm de ter respostas às dificuldades sentidas. O jogo apresentado, no final, não mostra as respostas erradas, deixando assim a dúvida. Por fim, o facto de ser um jogo em que as crianças trabalham a capacidade de acertar, clicando, nos balões, pode ser uma distração e um motivo de brincadeira deixando de cumprir o objetivo do jogo.
A nível positivo, este software educativo multimédia apresenta uma estrutura adequada às várias faixas etárias.
Podemos encontrar a identificação do site, da editora, dos destinatários, bem como, as áreas temáticas e os objetivos. Sendo um site que permite atividades para várias faixas etárias, o mesmo, divide-as em subclasses – Jardim, Rua e Bairro. Apresenta, também uma boa apresentação do menu, pois tem uma componente escrita/de leitura e uma componente áudio/visual, sendo que ao passarmos o rato por cima das imagens elas indicam-nos a que se refere.
A atribuição de feedbacks positivos é feita através de sons que felicitam o jogador, de forma a incentivá-lo e que mesmo não sabendo ler possa ter a noção de que está a fazer um bom trabalho.
Talvez, por existir uma grande oferta de softwares educativos multimédia, muitas dúvidas e pouca preparação dada aos professores, é que este tipo de atividades ainda é um uso pouco frequente nas salas de aula em pleno século XXI.
Concluindo, o nosso jogo não só possui pontos positivos, como em todos os sites, apresenta pontos negativos, não querendo dizer que é melhor ou pior que outro mas que a sua organização, estruturação e níveis de aprendizagem é maior ou menor.


2 comentários:

  1. Caras alunas,
    por favor indiquem o endereço do jogo. Sem ele é impossível comentar a vossa reflexão.
    Sugiro ainda que incluas as referência bibliográficas.
    Cumprimentos
    Rosário

    ResponderEliminar