sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

ArtAttack


A série televisiva Art Attack, passa todos os dias no DisneyChannel às 11h40 e a nova temporada passa todos os fins de semana às 10h10, tendo como público-alvo todas as crianças em pré-escolar e 1º ciclo.
A série foi inicialmente emitida na televisão britânica em 1990, sendo agora emitida em 32 países. Estreou em Portugal em setembro de 2002 e desde então tem vindo a ganhar cada vez mais audiências. Esta série tem como objetivo trabalhar as questões ecológicas através da reciclagem de materiais de forma a criar novas obras de arte.
Em Portugal, o seu apresentador é um jovem de 21 anos de seu nome Salvador Nery, tendo anteriormente participado em várias publicidades, contudo, aos 21 anos iniciou os seus estudos nesta área.
Para além de um programa televisivo, o Art Attack tem também uma revista.
Dado ser um programa de origem americana e ser adaptado para a Língua Portuguesa, as crianças podem perceber melhor. Esta séria engloba também, as vertentes do civismo, respeito pelo meio ambiente, artes e socialização.
Na explicação das atividades o narrador repete duas vezes para que as crianças possam recordar e apreender melhor a mensagem, bem como os passos das atividades são repetidos.
No site da série televisiva ArtAttack, podemos ver alguns vídeos, realizar algumas atividades e também ver a revista.
Na nossa opinião, o visionamento deste programa é indicado para crianças em valência de jardim-de-infância, 1º e 2º ciclo. No entanto as atividades presentes em alguns dos episódios podem ser adaptadas para outras idades. Os adultos (pais/educadores/professores) que visionarem o Art Attack ganham boas sugestões de atividades que podem realizar posteriormente com os seus filhos/alunos.
Quanto às crianças, o programa é bastante rico. Seja qual for a idade da criança (a partir da idade de jardim-de-infância), ela consegue executar a atividade que está a visionar, pois todas mostram os materiais necessários, as etapas pelas quais têm de passar, algumas técnicas, truques e variantes de produtos finais.
Este programa estimula o desenvolvimento ao nível da motricidade e da criatividade e familiariza a criança com os materiais de atividades plásticas. Outro aspeto que achamos relevante é a eventual possibilidade das crianças ultrapassarem algum receio que tenham em realizar atividades plásticas sob a desculpa do, já conhecido, “eu não tenho jeito”. Através das dicas que o programa fornece, a criança ganha alguma confiança para realizar os seus próprios trabalhos.
Julgamos que o programa tem uma linguagem adequada ao público que referimos, o apresentador utiliza vocabulário pouco complexo, tem boa dicção e um discurso simples e direto. Para além disto, contém um fator muito importante para os dias que correm. A grande maioria de materiais necessários, são materiais que facilmente se adquire, como lápis de cor ou canetas, papel, cola. E, mais interessante, existe uma forte aposta na reciclagem, usando papel de cozinha, jornais ou revistas velhas, latas e conserva, caixas de bombons.
No geral, pensamos que o Art Attack, se trata de um programa muito completo, adequado a crianças, pais e professores e com um intuito muito útil.
Por fim, mostramos um excerto de um dos programas para aguçar-te um pouco mais a curiosidade.


Sem comentários:

Enviar um comentário